Dieta Dukan: Conheça passo a passo do método de emagrecimento AQUI!

Dieta Dukan Clássica é estruturada em quatro fases, duas para emagrecer  (Ataque, Cruzeiro) e duas para estabilizar o Peso Ideal (Consolidação e Estabilização). Com o Acompanhamento Online, você será guiado e acompanhado desde o primeiro dia até consolidar o seu peso ideal. São quatro fases que vão desde a mais forte, rigorosa e motivadora, até a mais aberta, flexível e estabilizadora. Estas quatro fases, progressivamente, levam ao objetivo desejado: perder peso de forma rápida e natural, evitando o efeito sanfona o a longo prazo.

Essa dieta foi criada pelo médico francês Dr. Pierre Dukan e encontra-se totalmente explicada em seu livro: ‘Não consigo emagrecer‘.

Fase de Ataque: Uma perda de peso rápida e motivadora, com 66 alimentos ricos em proteínas autorizados para comer à vontade. Essa fase dura de 1 a 7 dias no máximo (para pessoas acima de 20 quilos) e proporciona uma perda de peso de até 5 kg.

Vamos falar tudo abaixo sobre Dieta dukan mas se você quiser emagrecer com outro tipo de dieta veja a dieta de 21 dias

Ataque

Curta e intensa, essa fase dura de 2 a 7 dias (no máximo, 10 dias), só é permitida a ingestão de proteína magra, que são de lenta digestão, prolongando a sensação de saciedade: carnes, aves, peito de peru light, peixes, frutos do mar, ovos, proteínas vegetais, presunto magro e sem gordura, laticínios desnatados, iogurtes, queijo minas (0% gordura). Além disso, é permitido café, chá, mostarda e farelo de aveia (1,5 colher por dia).

Fase Cruzeiro: Acrescenta-se às 66 proteínas, 34 legumes e verduras, somando 100 alimentos liberados na Dieta para consumo à vontade. Essa fase propõe uma perda de peso moderada, em média 1 kg por semana, até atingir o Peso Ideal.

Cruzeiro

A frase Cruzeiro é acompanhada de elementos da fase Ataque. Em dias alternados, basta acrescentar verduras e legumes ao prato, até que o peso desejado seja alcançado. O farelo de trigo continua presente na dieta, porém, na quantidade de 2 colheres por dia, de preferência consumidas até a hora do almoço. Alguns alimentos devem ser restritos, como os que são ricos em amido (batata, arroz, milho, todos os tipos de ervilhas, grão de bico, feijão e lentilha).

É recomendado, ainda, 1 colher de azeite por dia, além do consumo de 1,5 litros de água. A lista dos alimentos tolerados, nessa fase:

  • Iogurte com fruta 0% (1 unidade)
  • Iogurte de soja ao natural (1 unidade)
  • Proteína de soja texturizada (30 gramas crua)
  • Farinha de soja ou amido de milho ( 1 colher de sopa – 20 g)
  • Polenguinho Light (1 unidade)
  • Queijo com pouca gordura
  • Leite de soja (1 Copo – 150 ml)
  • Actimel Zero (1 unidade)
  • Molho de soja light (1 colher de chá)
  • Salsicha de frango ou peru com pouca gordura (100 g)
  • Creme de leite light – 1 colher de sopa
  • Leite condensado diet (3% de gordura) – 1 colher de sopa
  • Cacau em pó sem açúcar (1 colher de sopa)
  • Óleo (3 gotas)

Fase de Consolidação: Acrescenta-se aos 100 alimentos, frutas, pão integrais, queijos, carboidratos e o conceito de Refeição de Gala. É a fase de reedução alimentar, que dura 10 dias por peso perdido para impedir o efeito sanfona. Por ex. para uma perda de 10 quilos nas duas primeiras fases, a Consolidação vai durar 100 dias.

Fase de Estabilização: Alimentação livre. Aqui nada mais é proibido, porém é obrigatório seguir  três regras simples para o resto da vida: a quintas -feira Proteica, 3 colheres de sopa de farelo de aveia por dia e  20 minutos de caminhada diária + abandono para sempre dos elevadores.

As 4 Fases da Dieta Dukan Clássica:

Ataque Cruzeiro Consolidação Estabilização
Alimentos autorizados 66 proteínas à vontade +34 legumes à vontade +fruta, pão, queijo – todos os dias + feculentos, refeição de gala até 2 vezes por semana Livre, equilíbrio alimentar recomendado
Perda de peso esperada Entre 1,5 e 5kg 1kg por semana em média
Duração De 2 a 7 dias 7 dias por Kg a perder 10 dias por Kg perdido Pelo resto da vida
Qtde. de Farelo de Aveia 1,5 (colheres de sopa/dia) 2 (colheres de sopa/dia) 2,5 (colheres de sopa/dia) 3 (colheres de sopa/dia)
Caminhada 20 min/dia 30 min/dia 25 min/dia 20 min/dia
  • A Dieta Dukan Clássica é ideal para aqueles que:– Estejam fortemente motivados a perder peso;

    – Querem perder mais de 15 quilos;

    – Melhorar sua qualidade de vida; 

    – Suportam a rigidez do regime a longo prazo;

    – Gostam de perder peso comendo à vontade os alimentos permitidos;

    – Precisam e/ou querem emagrecer rapidamente, seja por razões médicas seja pessoais!

O que é permitido comer dieta dukan:

Apenas uma porção reduzida de farelo de aveia. E não para por aí. Até mesmo alguns legumes que possuem índice de carboidrato baixíssimo como a abobrinha, por exemplo, não são permitidos.

O programa também restringe bastante as gorduras.

Temos também a recomendação de 100 receitas low carb para emagrecimento rápido

Aves e carnes bovinas também têm suas quantidades aceitáveis monitoradas.

Apenas os alimentos que fornecem proteína magra podem ser consumidos. Mas lembre-se: nada de carboidratos!

Em seu livro, Dr. Dukan aposta na ideia de que não se pode reduzir a própria gordura consumindo gorduras vindas de fontes externas.

Como é o cardápio:

Na fase 1 há uma lista de 72 alimentos a sua escolha, veja alguns:

  • Carne magra, presunto magro, coelho, frango, vísceras, peru, ovos, peixes, os frutos do mar, cream cheese, requeijão, queijo cottage, leite desnatado, Iogurte natural e outros…

As carnes devem ser grelhadas ou assadas.

Você poderá usar várias especiarias e ervas, molho de soja, raspas de limão, alho, cebola, cebolinha, vinagre, mostrada e pepino.

Beba, no mínimo, 1,5 l de água por dia; entre chá e café.

Esta fase deve durar de 1 a 10 dias. Vai depender do quanto você quer emagrecer.

Se você quer perder até 5 quilos, esta fase durará apenas um dia. A quantidade de alimento é à vontade.

escada nutricional emagrece depoimentos

Já na fase 2, haverá a adição de alguns alimentos extras, como:

  • Pepino, rabanete, tomate, aspargos, alho-poró, espinafre, feijões verdes, couve, aipo, cogumelos, berinjela, abobrinha e cenouras, beterraba e também alcachofras podem ser incluídos.
  • Conheça também 101 receitas para ganho de massa muscular

Esta fase deve ser seguida por seis dias para cada quilo que se deseja perder.

Não se esqueça do farelo de aveia e de caminhar.

Já na fase 3, você acrescentará uma porção de frutas por dia, exceto bananas, uvas e frutas secas:

  • Maçã, melão, pêssego, kiwi, pera, manga, nectarina e outras…

Você deverá acrescentar também duas fatias médias de pão integral, além de uma porção (40g) de queijo, com exceção dos queijos azuis.

E, finalmente na fase final.

Você simplesmente adotará o dia da proteína pura.

Lembre-se de que neste dia serão permitidos apenas os alimentos da Primeira fase.

Atenção: O programa alimentar sugerido pela Dieta Dukan possui finalidade exclusivamente informativa e não substitui a consulta realizada por nutricionistas, fisiologistas, médicos e/ou qualquer outro profissional da área de saúde, esta não se responsabiliza pela obtenção do resultado pretendido pelo Usuário, que depende das peculiaridades de cada um, e de seus fatores pessoais, psicológicos, fisiológicos, dentre outros, não se responsabilizando por eventuais danos causados à saúde do mesmo.

Vantagens e Desvantagens

A dieta Dukan garante o emagrecimento rápido e duradouro. Porém, esse processo pode acarretar a perda de massa magra e, por ser pobre em carboidratos, gera tonturas e fraquezas.

A grande quantidade de gorduras saturadas e colesterol que são ingeridos, vindos das carnes e outros derivados do reino animal, podem ser extremamente prejudiciais à saúde, além de gerar desconforto gástrico, segundo grande parcela dos nutricionistas.

Autor: Cristiane Ap. Sousa

Olá sou uma amante do desafio de emagrecimento! compartilho aqui com vocês meus conhecimentos e pesquisas sobre o assunto!

2 comentários em “Dieta Dukan: Conheça passo a passo do método de emagrecimento AQUI!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *